setPostViews(get_the_ID());

Protagonismo

UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, A ESCOLA ESSENCIAL POR CELSO ANTUNES

UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, A ESCOLA ESSENCIAL POR CELSO ANTUNES

O que é uma boa escola para um adolescente?

A ideia mais simples é que essa escola o prepare para os desafios de suas provas e, através delas, possa superar com segurança as barreiras do ENEM. Mas, isso é ainda muito pouco e além das bagagens conceituais essa escola não poderia esquecer-se de garantir a todo adolescente:

– EQUIPAMENTOS DE AUTO-EXPRESSÃO

Tornando-o plenamente capaz de concretizar sua auto expressão dentro da civilização e cultura em que vive e, portanto, pleno domínio sobre a apresentação de seus pensamentos através da linguagem oral, escrita, gráfica, matemática, artística e outras. A questão não é apenas possuir informações, mas o poder de fazê-las conhecimento e assim viver a plenitude de seu tempo e comunicar-se por seus pensamentos não por jargões ou frases feitas.

– EQUIPAMENTOS ESSENCIAIS AO AUTOCONHECIMENTO

Conquista de um conhecimento significativamente profundo do próprio “eu” em seus aspectos espiritual, morfológico, sexual, psicológico e social a fim de que se sinta seguro para conduzir a interpretação de sua vida, criando papel singular em sua vida social. Perceber que como toda criatura humana é proprietário de uma singularidade exclusiva e única que absorve seu entorno e seu tempo, mas que não se escraviza a essas informações.

– EQUIPAMENTOS PARA EMPATIA E REALIZAÇÃO SOCIAL

Ser capaz de conquistar uma dimensão temporal e espacial e assim saber se inserir nos inúmeros grupos com os quais convive para atuar de forma consciente no meio físico e social. Sentir-se livre para selecionar seus amigos, acolhê-los em suas diferenças, deixar-se influir por seus pensamentos em um processo de comunicação em que também os influi com os seus.

– EQUIPAMENTOS PARA AUTONOMIA

A oportunidade de exercer a progressiva conquista da independência de sua personalidade até alcançar autonomia e responsabilidade para a comunidade ao qual pertence e o mundo dentro do qual deve viver e conviver.

– EQUIPAMENTOS PROFISSIONAIS

Independente de uma formação universitária, dispor de instrumentos e meios para ganhar sua própria vida com capacitação profissional opcional e, dessa forma, sem prejuízo das atividades profissionais que almeja para seu futuro saberem exercer pelo menos uma profissão técnica (mecânico, barbeiro, jardineiro, confeiteiro e inúmeras outras).

Proposto dessa forma o elenco do que se pretende para uma escola de ensino médio, surge o desafio: Como tornar isso uma realidade?

Não poucas vezes tivemos a coragem de renunciar à presunção de uma resposta propondo o desafio em uma reunião dos professores onde, livremente e com base em suas experiências pessoais, apresentassem sugestões e ideias. Nem sempre houve unanimidade, mas jamais essa reunião terminou sem alguns caminhos, boas ideias, excelentes propostas.

Sempre se concluía que o adolescente no Ensino Médio deve encontrar menos o acervo indigesto de informações caóticas, mas ideias significativas e metódicas para criar um espírito crítico e capacidade de se ajustar melhor na complexidade deste século XXI. Como esses fundamentos emergiam de pensamentos de professores, cabia-nos como gestor estimular com dedicação a transformação de pensamentos em ações.

Qual a sua forma de estimular a transformação de pensamentos em ações? Vamos agir?

Celso Antunes

Gostou? Curta, compartilhe e comente!