setPostViews(get_the_ID());

Um jovem pode ser empreendedor?

Um jovem pode ser empreendedor?

É muito comum um jovem sair da escola e começar a pensar em qual faculdade irá escolher para que consiga um bom emprego em uma grande empresa e, consequentemente, tenha estabilidade por toda a vida. Mas será que isto é apenas a única opção? Claro que não! Muitos jovens tem saído da zona de conforto e percebido que é possível criar seu próprio negócio por meio do empreendedorismo.

O empreendedorismo, conforme certo dicionário, é a disposição para identificar problemas e oportunidades e investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo. Para nós, empreender é criar algo diferente e de valor, com o objetivo de resolver uma necessidade e utilizando os recursos disponíveis.

Para alguém ser um empreendedor de sucesso, são necessários alguns atributos essenciais:

Iniciativa: Um bom empreendedor não pode esperar que as coisas se resolvam magicamente. Ele precisa agir para superar as dificuldades e aproveitar as oportunidades que aparecerão em seu caminho.

Coragem: é necessário superar as desconfianças e medos causados pela incerteza gerada no início de um novo negócio. Ser corajoso não é apenas enfrentar os medos, é encarar as adversidades com confiança de que você é capaz de superá-las mantendo um pensamento positivo.

Persistência: a persistência é fundamental para que um empreendedor atinja o sucesso, visto que diversos obstáculos aparecerão no caminho. Certo termo grego traduzido como perseverança significa “capacidade de aguentar ou manter-se firme em face das dificuldades”.

Foco: Não há como atingir um objetivo sem saber para onde você quer ir. Primeiramente, deve-se definir quais são as prioridades de sua carreira ou negócio. Além disso, estabelecer metas e objetivos por meio do plano de negócios da empresa é fator vital para uma carreira de sucesso.

Empreendedorismo e jovens

Será que um jovem é capaz de entrar no mundo do empreendedorismo? Claro! Segundo uma pesquisa do CONAJE (Confederação Nacional dos Jovens Empresários) realizada em 2016, 18% dos jovens empreendedores brasileiros estão na faixa etária de 21 a 25 anos. Dentre os motivos apontados pelos respondentes, 25% decidiram ser empresários por identificar oportunidades de negócios. Além disso, a vontade do jovem em ser empreendedor e a necessidade de independência financeira também levam os jovens a empreender.

Constatando a capacidade de gerenciamento de negócios, o estudo apontou que 31% dos jovens empreendedores conseguem faturamento de R$60 mil a R$ 360 mil e 70% possuem até nove funcionários!

Desafios para um jovem empreendedor

Apesar dos dados positivos levantado pelo estudo, os jovens ainda precisam lidar com diversos desafios: cerca de 30% possui dificuldades em gestão financeira, 27% dos jovens empreendedores apresentam dificuldades no gerenciamento de pessoas e 25% no planejamento. Tais dificuldades representam a falta de acesso dos jovens aos conceitos de administração e empreendedorismo no ensino tradicional.

Sabendo disso, a Quíron oferece formações voltadas para jovens de 14 a 24 anos que querem empreender e desenvolver seus próprios projetos. Conheça nossas formações e descubra o poder do protagonismo!

Até a próxima!

Gostou? Curta, compartilhe e comente!