setPostViews(get_the_ID());

Protagonismo

Jovens e o combate à depressão

Jovens e o combate à depressão

Recentemente, o jogo da “Baleia Azul” se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais e tornou a depressão em adolescentes um fator de preocupação para pais, educadores e a sociedade em geral. Este jogo, basicamente, é uma série de 50 etapas que visam desafiar o jogador. Dentre os desafios do jogo podem ser citadas tarefas simples, como fazer um desenho de uma baleia em uma folha de papel até outras que envolvem automutilação e, por fim, o suicídio.

Desta forma, é de vital importância as pessoas terem conhecimento dos fatores que levam um jovem ou adolescente a participar de desafios como esse, os quais colocam a vida deles em risco.

Conforme levantado em investigações, a maioria das pessoas que participam deste jogo são jovens de 12 a 14 anos que possuem tendência à depressão. Segundo a OMS, a depressão é “a maior causa de doença e de incapacidade de meninos e meninas entre 10 e 19 anos”. Isto comprova que a depressão é um mal que vem afligindo não só pessoas adultas, mas também adolescentes em todo o mundo.

O que é a depressão?

A depressão é um estado de sofrimento psíquico que está relacionado com sentimentos de tristeza, inutilidade e desespero. Segundo a Escala de Depressão de Beck (Beck Depression Inventory, ou BDI-II), uma ferramenta que reflete a intensidade e severidade de sintomas da depressão, a depressão pode ser dividida em dois componentes: o componente afetivo e o físico. O primeiro relaciona as causas da depressão como pessimismo, auto-desprezo, pensamentos suicidas, entre outros. Por sua vez, o componente físico compreende sentimentos como tristeza, indecisão ou dificuldades de concentração.

O que causa a depressão?

Conforme a OMS, “a depressão é resultado de uma combinação complexa de fatores sociais, psicológicos e biológicos. Por exemplo, alguém que possui histórico de depressão na família, mudanças hormonais, o uso prolongado de certas substâncias e estresse podem ser algumas causas que podem causar depressão ou torná-la mais forte.

No caso dos jovens, situações como rendimento escolar, provas ou vestibulares, divórcio ou a separação dos pais, brigas familiares, abuso sexual, acidente grave ou alguma doença podem causar estresse e, consequentemente, depressão.

Como lidar com a depressão?

Apesar da depressão não ter cura, há diversas formas de enfrentá-la. Primeiramente, deve-se procurar um profissional, como um psicólogo ou psiquiatra, para realizar o diagnóstico da doença. Além disso, talvez seja necessário fazer mudanças no estilo de vida da pessoa. Por exemplo, alimentar-se de forma saudável, dormir o suficiente e fazer exercícios físicos são práticas recomendadas para quem tem depressão.

Além disso, procurar não se isolar socialmente também se configura como uma forma de amenizar o problema. Para esses casos, realizar atividades extracurriculares como esportes e cursos pode ser de ajuda. Para tal, a Quíron Educação oferece formações que visam despertar as potencialidades e, consequentemente, aumentar a autoestima dos jovens por meio do protagonismo. A metodologia empregada, com base nos Quatro Pilares da Educação UNESCO, procura estimular a busca por sonhos e aumentar a confiança dos jovens a partir de conceitos de empreendedorismo, criatividade e autoconhecimento.

De toda forma, a depressão é uma doença séria que não deve ser negligenciada. Contudo, a pessoa que passa por esse mal não precisa enfrentar a doença sozinha. Existem diversas formas de combater a depressão, e cabe aos pais, responsáveis e amigos do jovem oferecerem apoio para que este consiga lidar com o problema da melhor forma possível.

 

Gostou? Curta, compartilhe e comente!