setPostViews(get_the_ID());

Protagonismo

Histórias Protagonistas – Muhammad Yunus

Histórias Protagonistas – Muhammad Yunus

Todos nós talvez já pensamos em mudar o mundo de alguma forma. Mas fazer isto as vezes pode parecer algo muito além do nosso alcance, não é mesmo? Indo de encontro com este pensamento, algumas pessoas inovaram e procuraram criar soluções para tentar mudar o ambiente em que elas vivem. Para mostrar que é possível mudar o mundo aos poucos, iremos conhecer a história de Muhammad Yunus, economista e fundador do banco Grameen, empresa de Bangladesh que disponibiliza microcrédito para milhões de pessoas, sobretudo mulheres em situação de risco.

Quem é Muhammad Yunus?

Nascido em 1940, em Bangladesh, Yunus cresceu em um país extremamente populoso onde boa parte da população vive abaixo da linha de pobreza (atualmente maior que 30%). Porém, estas condições desfavoráveis não fizeram com que ele desistisse.

Conforme o site Yunus Negócios Sociais, em 1965, Muhammad Y. recebeu uma bolsa para estudar economia na Universidade Vanderbilt nos EUA, recebendo, em 1969, o título de Ph.D. Em 1972, ele retornou a Bangladesh como presidente do Departamento de Economia da Universidade de Chittagong.

Visão de um empreendedor

Após esta experiência no exterior, Yunus, ao retornar ao seu país de origem, percebeu que muitas pessoas que estavam sobrevivendo com baixa renda possuíam dificuldades em realizar empréstimos com os bancos locais. Isto se dava por causa das altas taxas de juros e os riscos de inadimplência levantados pelas instituições financeiras.

Por exemplo, a jovem de 21 anos Sufia Begum, a qual é atribuída como a origem da visão de Yunus, tinha emprestado cerca de 25 centavos de dólar com um agiota de seu bairro, que cobrava altas taxas de juros, para poder confeccionar tamboretes. Após conhecer esta e mais de 40 mulheres na mesma situação, o empresário decidiu emprestar seu próprio dinheiro para elas. Qual foi o resultado? Todas as mulheres pagaram pontualmente o valor emprestado e os juros!

Este caso deu origem ao que é conhecido hoje como o Grameen Bank, primeiro banco no mundo especializado em microcrédito e ganhador do prêmio Nobel da Paz em 2006 juntamente com o seu fundador. Atualmente, 90% das ações da instituição pertencem às populações mais pobres de Bangladesh.  Ainda, a empresa já conta com mais de 2185 agências, emprestando o equivalente a 5,72 bilhões de dólares para mais de 6 milhões de pessoas até 2005, as quais são 97% mulheres.

É interessante notar que Muhammad Yunus também é conhecido por ser pioneiro em negócios sociais. O empresário já fundou mais de 50 empresas, sendo a maioria negócios que visam impactar a sociedade positivamente, demonstrando a vontade deste homem em deixar seu legado no mundo.

O que aprendemos?

Diversas lições podem ser tiradas desta experiência. Por exemplo, percebe-se como possuir um espírito empreendedor pode fazer a diferença para um empreendimento dar certo. Se Yunus tivesse apenas observado a situação daquelas mulheres mas não agisse, um negócio que beneficia milhões de pessoas não sairia do papel. Além disso, ter empatia com o próximo foi essencial para que o empresário racionalizasse as necessidades daquela população em um negócio rentável. Por fim, a consciência social demonstrada pelo empreendedor mostra que é possível criar uma organização com fins lucrativos que ao mesmo tempo transforma vidas – conceito principal de um negócio social.

Assim como o Grameen Bank, a Quíron Educação também aplica o conceito de negócios sociais em nosso meio. Por oferecer formações que buscam desenvolver o potencial de jovens de 14 a 24 anos, acreditamos que estamos ajudando a mudar o mundo aos poucos espalhando a semente do protagonismo, construindo uma sociedade cada vez mais humana.

Enfim, esperamos que esta história tenha servido como fonte de inspiração para você tirar suas ideias do papel e começar a desenvolver seus projetos. Caso você seja um jovem que esteja com vontade de criar e desenvolver projetos ou seja um pai que gostaria que seu filho possuísse noções de empreendedorismo, inovação e criatividade, conheça nossas formações e descubra o poder do protagonismo!

Gostou? Curta, compartilhe e comente!