setPostViews(get_the_ID());

Eventos

Estaleiro da Sustentabilidade – Novos sonhos à vista

Estaleiro da Sustentabilidade – Novos sonhos à vista

A Volvo Ocean Race é a “Fórmula 1 dos Veleiros” e, neste ano, a Quíron e a ABIS – Agência Brasileira de Inovação e Sustentabilidade realizam o Estaleiro da Sustentabilidade na Vila da Regata do Itajaí Stopover – única parada na América Latina da 12ª Volvo Ocean Race – durante o período de 3 a 19 de abril.

Um espaço focado na formação de líderes sustentáveis que busca encantar o público e estimular a vivência da liderança e do protagonismo em crianças e jovens. Através da linguagem lúdica e do apoio de grandes parceiros, indispensáveis na jornada, o projeto leva aos presentes oficinas relacionadas à temática da vela – embarcadouro, alto mar, deriva, tormenta e volta ao mundo.

IMG_20150407_153119

O Estaleiro da Sustentabilidade foi montado em antigos containers de transportes marítimos que já tiveram sua vida útil esgotada. O ambiente interno é composto por mesas feitas com catracas; a iluminação escolhida é a fria devido à economia de luz e os lustres são de material ecológico.

estaleiro containers

A “Formação de jovens lideres sustentáveis” atende 50 jovens de 15 a 21 anos de Itajaí, Navegantes, Balneário Camboriú e Camboriú e que já atuam em organizações locais focadas em trabalhos voltados à comunidade. Sendo mais de 50 horas de formação, de segunda a sexta-feira, das 18 às 21 horas. Entre as atividades propostas aos participantes, estão programadas participações especiais de personalidades do mundo náutico como Amyr Klink e Izabel Pimentel.

estalero

“Queremos promover a troca de experiências entre gerações, trazer sugestões e dicas de caminhos com que esses jovens poderão atuar além de capacitá-los para serem agentes de mudança em suas comunidades. Despertá-los a terem um comportamento cada vez mais protagonista na transformação de seus espaços e ambientes”, comenta o diretor de expansão da Quíron Educação, João Bruno Mansor Soares.

Após o curso, os alunos receberão certificados e poderão contar com o suporte da ABIS e da Quíron para o desenvolvimento de projetos a médio e longo prazo.

“O Estaleiro da Sustentabilidade é um exemplo prático de que grandes eventos esportivos podem ser também oportunidades de transformação e impacto positivo nas realidades por onde passam. Com ele deixaremos muito mais que o desenvolvimento turístico e econômico para a região, queremos deixar um legado de formação para a população local”, reforça Soares.

Durante os três finais de semana do evento, estarão abertas ao público oficinas e workshops que contarão com a participação de outras organizações sociais e empresários de destaque. Os interessados em participar devem se dirigir até o Estaleiro da Sustentabilidade e se inscrever com antecedência porque as vagas são limitadas.

Que novos sonhos sejam realizados!

Gostou? Curta, compartilhe e comente!