setPostViews(get_the_ID());

Como fazer um currículo com 4 dicas

Como fazer um currículo com 4 dicas

Procurar emprego pode ser algo muito assustador para um jovem. É aquela velha história: para conseguir emprego é preciso ter experiência, mas para conseguir experiência é preciso ter emprego. Por isso, muitos jovens possuem dificuldades para se diferenciar dos outros candidatos na busca por um emprego. O primeiro passo para se destacar em relação a outros candidatos é por criar um currículo diferenciado. Mas como fazer um currículo?

O currículo, ou curriculum vitae, é a porta de entrada para a empresa que está querendo contratar. Por isso, a fase de criação do currículo é vital no processo de contratação. Aqui nesse texto de como fazer um currículo, a gente vai te dar várias dicas legais. Selecionamos 4 delas para te ajudar a montar seu currículo de forma que este se destaque em relação aos demais. Confira abaixo!

 

Seja você mesmo

 

Lembre-se que o currículo é uma forma de apresentar a pessoa que você realmente é. Porém, é muito comum candidatos mentirem sobre suas experiências, idiomas falados ou capacidades profissionais. Será que mentir realmente compensa neste caso?

Segundo o site Guia da Carreira, um dos erros mais comuns na elaboração do currículo é o aumento das habilidades pessoais, como afirmar que é expert em determinada área, quando o candidato não possui nem metade dos conhecimentos necessários para tal, ou ainda apontar que possui inglês intermediário, quando na realidade este é básico.

Já ouviu aquele ditado “a mentira tem perna curta”? Pois é, essa expressão é verdadeira. Os recrutadores possuem diversos recursos para verificar as informações apresentadas no currículo e isso não só pode fazer com que você perca a vaga desejada como manchar sua imagem no mercado. Por exemplo, podem ser verificados os antecedentes do candidato em outra empresa. Além disso, na hora da entrevista, o recrutador consegue perceber facilmente se aquilo que foi colocado no currículo realmente condiz com a verdade.

Portanto, mesmo que você não possua muita experiência na área a qual você está concorrendo, não cometa o erro de maquiar suas habilidades por colocar informações falsas! Em vez disso, procure ressaltar suas qualidades e reais competências.

Lembre-se: o currículo é uma forma de apresentar a pessoa que você realmente é. Logo, ser honesto ao elaborar o currículo demonstra como será sua atitude caso seja contratado por uma empresa.

 

Cuidado com erros ortográficos!

 

Você talvez já possua certa experiência em alguma área e boas habilidades para colocar em seu currículo. Porém, tudo isso pode ir ladeira abaixo caso seu currículo contenha algum erro ortográfico!

Dependendo do cargo em que esteja se candidatando, um erro de ortografia pode determinar se você irá passar para fases posteriores de um processo seletivo, pois o recrutador pode considerar um erro ortográfico em um currículo como indício de pouca leitura ou domínio baixo do idioma.

Desta forma, antes de enviar um currículo, procure sempre revisar o conteúdo escrito. Para garantir, procure mostrar seu currículo para outra pessoa, visto que muitas vezes não conseguimos enxergar prontamente os erros ortográficos.

É claro que vez ou outra podemos acabar nos confundindo, ainda mais com a complexidade de nosso idioma. Por isso, ter o hábito de ler é essencial para enriquecer o vocabulário e aumentar o domínio do idioma.

 

Uma boa formatação pode fazer a diferença

 

Você já colocou suas qualidades e verificou que seu currículo não possui erros ortográficos. Agora, está na hora de averiguar a formatação.

Sabe quando você entra em um quarto e está tudo bagunçado? A cama está desarrumada, calçados jogados no chão, roupas penduradas por tudo – fica até difícil encontrar suas coisas!

Da mesma forma, podemos ilustrar um currículo como um quarto: se o manter organizado, ficará muito mais fácil encontrar as informações desejadas. Portanto, na hora de formatar seu currículo, leve consideração todos os aspectos que interferem na aparência deste, como os tipos de fontes, tamanho dos caracteres e a disposição dos elementos, por exemplo.

Pode parecer ter pouca importância, mas a formatação é a primeira coisa que o recrutador irá observar ao bater o olho em seu currículo – e com certeza formatar seu currículo de forma clara e objetiva te coloca um passo à frente dos demais candidatos.

 

Criatividade nunca é demais

 

Quem disse que seu currículo deve ser igual aos outros? Esta é a hora de usar sua criatividade para criar algo único e inovador! Quer ver como? Confira abaixo alguns modelos de currículos criativos.

 

Esperamos que você tenha se inspirado para criar um currículo incrível! Mas não se esqueça que isso é apenas o começo. O que a empresa que irá contratar realmente busca são pessoas que irão agregar valor para a organização. Por isso, características como liderança, habilidades de negociação e saber trabalhar em equipe estão entre as competências mais importantes a serem desenvolvidas para o mercado de trabalho. Sabendo disso, a Quíron oferece cursos para jovens que visam desenvolver estas habilidades tão importantes para o século 21. Para saber mais, clique aqui.

Até a próxima!

 

 

Gostou? Curta, compartilhe e comente!