setPostViews(get_the_ID());

EventosParcerias

A Era da Equidade

A Era da Equidade

Em Curitiba, a rede municipal de ensino tem 184 escolas de educação básica – de primeira à quinta ou primeira à nona série – que atendem milhares de alunos. Tudo isso? Pois é, e 5 delas (estufamos o peito para dizer) estão entre as 15 melhores escolas públicas do país. Isso é muito legal (muito bem, obrigado) e significa que vários alunos da rede municipal estão recebendo uma educação acima da média, até melhor do que a de muitas escolas particulares. Mas se a situação não fosse mais complexa que isso e não tivesse problemas, ela não mereceria um post assim, sério e cheio de números.

 

Acontece que, se nos orgulhamos tanto de 5 escolas, precisamos reconhecer a difícil situação de outras 47, que se encontram, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, em estado de vulnerabilidade. Isso não quer dizer que o ensino esteja aquém do almejado em todas elas. Em algumas, sim, é esse o problema. Mas em outras, este “ser vulnerável” é consequência de uma elevada taxa de analfabetismo nos entornos da escola, por exemplo, de problemas estruturais nas dependências, de baixa frequência de alunos e por aí vai. O que não muda é que há trabalho a ser feito, e é isso que tem mostrado a extensa pesquisa da Secretaria através do Projeto Equidade na Educação.

 

Pois bem, reconhecer o problema é o primeiro passo. Agora é preciso enfrentá-lo de frente e é aqui que a Quíron entra. Fomos chamados pela Fesp e pelo Consulado da Finlândia, primeiras instituições a apadrinhar uma escola do projeto, a desenhar um plano de ação para transformar a realidade dessa escola. O nosso plano foi tão bem aceito que conseguimos autorização para ampliá-lo para as outras 46, e agora comandamos as ações do recém criado Comitê Amigos do Projeto Equidade na Educação, um grupo de apoiadores deste projeto da Secretaria. O objetivo, daqui para a frente, é estudar as necessidades específicas de cada uma das escolas para agirmos de acordo e solucionarmos seus problemas.

 

Estamos ainda no início do projeto, captando recursos e buscando parceiros, mas já muito orgulhosos de fazer parte desse embrião com tanto potencial para gerar mudança. Ontem (13/10), o trabalho da Quíron em parceria com a Fesp e com o Consulado da Finlândia teve sua cerimônia de abertura, colocando Curitiba oficialmente na Era da Equidade. O local escolhido foi justamente a Escola Municipal Omar Sabbag, a apadrinhada pelos primeiros parceiros do Comitê.

 

Com pessoas e suor suficientes, muitas outras virão. E você também pode ajudar! Escreva para contato@quironeducacao.com.br e saiba como.

Gostou? Curta, compartilhe e comente!