setPostViews(get_the_ID());

Protagonismo

3 Motivos para investir no potencial de seu filho!

3 Motivos para investir no potencial de seu filho!

Educar e preparar um jovem é um grande desafio para os pais e educadores em geral. Na transição da adolescência para a fase adulta, diversos questionamentos podem passar pela mente do adolescente, como:

O que farei depois de meus estudos?

Eu cursarei a faculdade dos meus sonhos ou aquela que meus pais querem?

Que tipo de emprego gostaria de ter?

Que habilidades eu gostaria de desenvolver?

De fato, a dúvida faz parte do aprendizado do ser humano,​ em especial quando este se confronta com decisões difíceis.

Assim, é de vital importância os pais participarem ativamente da vida de seus filhos e estimularem o potencial destes, pois isso dará a base necessária para o jovem decidir que rumo tomará de sua vida. Além disso, investir no desenvolvimento do protagonismo dos adolescentes resulta em benefícios práticos​, que serão carregados pelo resto de suas vidas.

Consideremos a seguir alguns benefícios oriundos do investimento na educação para o protagonismo dos jovens. Vamos lá?

Aumenta a autoestima

A autoestima é a qualidade de alguém que está satisfeito com seu modo de ser e demonstra confiança em seus atos e julgamentos.

Quando uma pessoa possui baixa autoestima, fatores como dificuldade de aprendizado, sentimentos de incapacidade e decepção consigo mesmo podem tomar conta do indivíduo.

Por outro lado, o sentir-se bem consigo e a capacidade de acreditar em si são fatores essenciais para alguém sentir satisfação consigo e com outros, permitindo um relacionamento adequado com seu meio social e suas próprias escolhas. ​Desta forma, nota-se que a autoestima de uma pessoa está diretamente relacionada com suas realizações pessoais​.

Logo, uma atitude protagonista possibilita a autonomia, autoconfiança e autodeterminação do jovem. Ainda, permite com que o adolescente consiga atingir suas metas e objetivos e, consequentemente, aumente sua própria autoestima.

Prepara para o mercado de trabalho

O protagonismo envolve o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas reais, aliando-se a uma atitude de iniciativa e criatividade em determinado ambiente.

Tal característica é de suma importância para o profissional que quer se manter no mercado de trabalho,​ visto que este se encontra cada vez mais competitivo. Além disso, um protagonista é capaz de lidar com as adversidades impostas com coragem, confiança e persistência.

Além do mais, todo tipo de negócio necessita de alguém com pensamento empreendedor, capaz de atuar com criatividade e inovação – espaço propício para um protagonista!

Noção de cidadania

Além dos aspectos citados, há um importante benefício gerado pelo protagonismo: a noção de cidadania.

De nada adianta alguém ser intelectualmente ou profissionalmente capaz se não reconhecer o papel que cada indivíduo possui para a construção da sociedade.

O jovem protagonista sabe quais atitudes pode tomar para ajudar a melhorar a sociedade, mesmo por meio de pequenas ações​. É consciente de seus direitos e deveres, leva em consideração o outro, cultiva o respeito, a ética e a sustentabilidade. E o mais importante: dá o exemplo.


Notou quantos benefícios são gerados a partir do aperfeiçoamento do potencial e habilidades de seu filho?

Deveras, ​investir no potencial de um jovem não é apenas apostar no futuro, é acreditar que, por meio do protagonismo, é possível mudar o mundo aos poucos!

Gostaria de saber qual a melhor forma de investir no potencial de seu filho? ​Clique aqui​.

Gostou? Curta, compartilhe e comente!